Lisboa discute apoio à Madeira
PS recomenda ajuda para vítimas de incêndios, maioria adia discussão
A Assembleia da República deveria discutir hoje um projecto de resolução, a pedido do PS, que recomenda ao Governo que fixe "um regime de meios adequado para a Região Autónoma da Madeira" para "apoiar as famílias e os proprietários que tenham comprovadamente sido afectados pelos incêndios ocorridos na Região, assim como o restabelecimento do potencial produtivo florestal e agroflorestal". No entanto, e apesar de o documento ter dado entrada com carácter de urgência, a maioria recusou alterar a agenda do último plenário da Assembleia da República antes da interrupção de Verão.
No documento, entregue ontem pelo deputado madeirense Jacinto Serrão, os socialistas lembram que "o país acompanhou com grande preocupação a vaga de incêndios de enormes proporções que atingiram a Região Autónoma da Madeira, causando prejuízos materiais de avultada monta e colocando em risco a segurança e vida das populações". O PS recorda também "a forma abnegada e o elevado sentido de solidariedade e de entreajuda de todos os bombeiros e demais agentes de protecção civil envolvidos no combate às chamas" bem como "o apoio prestado pelos próprios cidadãos no combate aos incêndios".
A resolução sublinha ainda as "consequências destes incêndios", nomeadamente as "destruição de casas, propriedades agrícolas e florestais, que acarretam "um incalculável impacto na economia local e na vida das comunidades" e defende "da parte dos poderes públicos, a adopção de medidas tendentes a minimizar os efeitos devastadores dos incêndios".
Os deputados socialistas terminam com uma recomendação ao Governo de Lisboa para que " em estreita articulação com os órgãos da RAM;", proceda, de imediato, " à avaliação do impacto e das perdas nos planos económico, social e ambiental decorrentes dos incêndios ocorridos nos últimos dias, assim como identificar as áreas prioritárias de estabilização de emergência, com vista implementação de um plano de restabelecimento do potencial produtivo agroflorestal ardido e de apoio financeiro a famílias e empresas afectadas". A iniciativa deve, contudo, transitar para Setembro
Fonte: http://www.dnoticias.pt/impressa/diario/336701/pais/336794-lisboa-discute-apoio-a-madeira
Fonte: http://www.dnoticias.pt/impressa/diario/336701/pais/336794-lisboa-discute-apoio-a-madeira

Sem comentários:
Enviar um comentário