terça-feira, 5 de dezembro de 2006

PS identifica 'trafulhices' do Orçamento Rectificativo


PS identifica 'trafulhices' do Orçamento Rectificativo

Jacinto Serrão diz que as operações previstas não podem ser catalogadas de 'engenharias financeira'


Élvio Passos

 
O PS considera que o Governo Regional tem chamado de engenharia financeira a algo que mais não tem sido do que 'trafulhices'. É o que volta a acontecer com o Orçamento Rectificativo que hoje é discutido na Assembleia Legislativa da Madeira.
Ontem, em conferência de imprensa, Jacinto Serão começou por constatar que as alterações propostas pelo Executivo de Jardim vêm desvalorizar a aposta na área social em benefício da 'Secretaria Regional do Cimento' (Equipamento Social e Transportes).
Apesar de merecer uma análise mais vasta, como reconheceu o líder do PS, a conferência de imprensa foi dedicada aos dinheiros destinados às empresas Via Litoral e Via Expresso. O que é proposto faz com que o Governo se transforme num 'gato escondido com o rabo de fora'.
Serrão explicou que inicialmente estavam inscritos 13 milhões de euros para pagamentos às duas empresas. Agora o Rectificativo vem destinar mais 46. A leitura do PS é só uma. Inicialmente o Governo não inscreveu mais verba porque pretendia criar a 'Estradas da Madeira'. Através desta empresa pública o Executivo iria à banca pedir dinheiro para o pagamento. Assim poderia inclusive fugir aos constantes reparos do Tribunal de Contas. Como a operação não se concretizou a solução foi rectificar o Orçamento.
Em 2005 os pagamentos à Via Litoral e à Via Expresso situaram-se na ordem dos 80 milhões de euros. Como esses valores 'são crescentes', apesar dos 46 milhões agora consagrados, ainda faltará verba. Estará o Governo Regional a guardar facturas deste ano para o próximo? Esta é uma pergunta que o PS vai querer ver hoje respondida por Ventura Garcês.

http://www.dnoticias.pt/impressa/diario/44229/politica/60023-ps-identifica-trafulhices-do-orcamento-rectificativo

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pesquisar neste blogue