sábado, 6 de junho de 2015

Serrão lamenta a falta de visão dos governos PSD para a economia do mar

      


 
A Madeira tem todas as condições para ter outro aproveitamento da chamada economia do mar, mas os governos regionais revelam "falta de visão" nessa matéria. A conclusão é de Jacinto Serrão, deputado socialista madeirense na Assembleia da República, depois de ter visitado o evento “Blue Business Forum”, que teve lugar por estes dias em Lisboa.
Serrão vistou vários stands e constatou que "há ideias de negócios para dinamizar o potencial económico do mar, garantindo a preservação e sustentabilidade". E acrescenta que a Madeira, "por razões óbvias, tem todo o interesse nestas valências da economia" e pode fazer deste sector "um dos polos mais competitivos e produtivos da Região. Infelizmente, não tem havido visão política por parte do Governo Regional, durante estes anos de governação PSD", lamenta o deputado em São Bento.
Jacinto Serrão diz que os empreendedores que já investiram na Região nesta área sentem dificuldades "para fazer face aos sobrecustos transportes e ao nível brutal de impostos, condições que só podem ser atenuadas com políticas de acessibilidades amigas dos empreendedores e do desenvolvimento económico da Região", recomenda.
"O Governo Regional, recebeu rios de dinheiro da União Europeia para criar as condições económicas e para fazer os investimentos necessários de modo a ultrapassar os problemas da regiões ultraperiféricas", lembra o dirigente socialista. No entanto, nota que os problemas se mantêm. Serrão sugere um "verdadeiro plano estratégico para tornar a Região num polo central, para o País e para União Europeia, na economia do Mar".

Fonte: http://www.dnoticias.pt/actualidade/politica/521110-serrao-lamenta-a-falta-de-visao-dos-governos-psd-para-a-economia-do-mar


http://pauldaserra.blogspot.pt/2010/11/ps-propoe-aposta-no-cluster-do-mar.html?spref=fb


Há muito que a Região poderia ser um polo de excelência em muitas áreas ligadas ao MAR, se não fosse a inércia e falta de competência dos Governos PSD. Há muitos anos que o PS defende uma verdadeira estratégia para a economia do MAR, cluster que poderia ter pilares nas seguintes áreas, como: nas energias renováveis; no turismo marítimo e na construção naval de embarcações turísticas e de recreio; na pesca e na indústria pesqueira; na investigação oceânica e no desenvolvimento científico e tecnológico; nos portos e o ordenamento costeiro e marítimo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pesquisar neste blogue