sexta-feira, 2 de março de 2012

Por este caminho Portugal já tem a taxa de desemprego mais elevada desde 1983

Segundo o Eurostat, em janeiro, a taxa de desemprego atingiu 14,8%, subindo 2,5 pontos percentuais (p.p.) face a janeiro do ano passado e 0,2 p.p. face ao mês anterior. A população desempregada foi estimada em 801 mil, representando mais 132 mil desempregados (+20%) que no mês de janeiro do ano passado e mais 10 mil (+1%) que no mês anterior.


Constata-se deste modo, que a taxa de desemprego já superou todas as previsões, mesmo as elaboradas no início da semana, pelo governo que antevê uma taxa de desemprego de 14,5% para o conjunto do ano. Ora, se no 1º mês do ano a taxa de desemprego já superou aquela projeção a situação é muito preocupante já que pode indiciar uma tendência de evolução muito mais negativa do que a inicialmente prevista com consequências económicas e sociais imprevisíveis.

Não há registo na base de dados do Eurostat (dados desde 1983) de uma taxa de desemprego tão elevada para Portugal como neste último mês de Janeiro.
Portugal apresenta a 3ª taxa de desemprego mais elevada da UE27 (a seguir à Espanha, Grécia e igual à Irlanda) e o 4º maior crescimento tanto homólogo (a seguir à Grécia, Chipre e Espanha) como mensal (a seguir à Grécia, Bulgária, Itália). A taxa de desemprego em Portugal cresceu mais do triplo que a taxa de desemprego na zona euro e mais de 4 vezes que em toda a União Europeia (em termos homólogos). O ano passado, em janeiro, Portugal apresentava uma taxa de 12,3% sendo a 8ª taxa de desemprego mais elevada.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pesquisar neste blogue