segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

RTP-M e RTP-A na TDT ao nível nacional

 A abertura dos canais da RTP Madeira e da RTP Açores na Televisão Digital Terrestre (TDT) no continente. É esta a proposta do deputado socialista madeirense na Assembleia da República (AR), Jacinto Serrão, que vai entregar um projecto de resolução no parlamento afazer esta recomendação ao Governo da República.
No projecto, a que o DIÁRIO teve acesso, o socialista lembra que a transição do analógico para o digital resulta de um acordo na UE, que estipulou 2012 para desligamento das transmissões analógicas. No entanto, frisa o deputado, "era de esperar que a TDT, tendo em conta as suas características, constituísse um benefício para os seus utilizadores e um caso de sucesso a nível nacional". Jacinto Serrão recorda que noutros países europeus, para além de os cidadãos terem beneficiado da melhoria de qualidade de som e imagem da emissões, ganharam ainda mais "canais e conteúdos". "Portugal mantém uma visão minimalista da TDT, mantendo actualmente uma oferta de serviços na plataforma digital idêntica à da plataforma analógica", critica. O socialista diz que as pessoas estão "descontentes" com a passagem do analógico para o digital, pois não "entendem que lhes seja pedido um esforço financeiro suplementar apenas para continuar a usufruir do mesmo serviço de que já dispunham".
Relvas já rejeitou
Depois desta exposição, e recordando que a Autoridade Nacional das Comunicações (ANACOM) afirmou estar a estudar a disponibilização de mais canais até um máximo de nove, Serrão defende que "porque a RTP Madeira e a RTP Açores já integram o leque de canais disponíveis através do sinal analógico nas respectivas regiões autónomas, fará todo o sentido a sua incorporação na TDT em todo o território nacional, permitindo o conhecimento mais abrangente das notícias referentes aos Açores e à Madeira, assim como informações sobre actividades socioculturais que aí se desenvolvem".
O madeirense já tinha colocado a questão ao ministro com a tutela, Miguel Relvas, num debate na AR. Na altura, o governante afastou a hipótese, justificando que a decisão de manter apenas os quatro canais, é do anterior Governo. No entanto, a semana passada, Relvas abriu a porta à abertura em TDT do canal Parlamento, uma sugestão da presidente do parlamento, Assunção Esteves.

Fonte : Diário de Notícias da Madeira
http://www.dnoticias.pt/impressa/diario/310012/politica/310081-serrao-insiste-com-rtp-m-na-tdt-ao-nivel-nacional

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pesquisar neste blogue